A região do Campo Experimental encontra-se no Litoral Norte de João Pessoa, em uma área com perfil geológico-geotécnico considerado representativo de toda região litorânea da cidade.
 
voltar

Localizado na região litorânea da cidade de João Pessoa / PB, o campo experimental com dimensões de 30 x 50 m2, foi implantado para pesquisas da empresa e para projetos em parceria com universidades. Os primeiros ensaios foram realizados com equipamentos de execução de estacas escavadas no ano de 1997.

Em seguida, realizaram-se ensaios de CPT elétrico, em uma pesquisa em parceria com a UFCG – Universidade Federal de Campina Grande. No ano de 2001, foram instaladas estacas de compactação, para a realização de uma dissertação de Mestrado pela USP – São Carlos, visando, principalmente, analisar o comportamento de fundações rasas, apoiadas em solo melhorado com estacas de compactação. Recentemente, o Campo Experimental passou a abrigar pesquisas com equipamentos de execução de estacas escavadas adaptadas com sistema hollow augers.

A região do Campo Experimental encontra-se no Litoral Norte de João Pessoa, em uma área com perfil geológico-geotécnico considerado representativo de toda região litorânea da cidade O maciço de solo foi caracterizado geotecnicamente por meio da realização de ensaios in situ, como SPT e CPT, e ensaios de laboratório, como granulometria.

A Figura abaixo mostra o perfil estratigráfico do Campo Experimental obtido mediante três furos de Sondagem SPT. Observa-se uma camada superficial de areia fina, cor cinza, com cerca de 2,50 m de espessura. Abaixo dessa, há camadas de areia fina com uma porção siltosa, com cores marrons e cinza até a profundidade de, aproximadamente, 11,0 m, onde aparece uma camada de areia fina silto-argilosa de cor variegada. O nível d’água encontra-se à profundidade de 1,80 m.

 
Concresolo & Copesolo Geotecnia e Fundações © Todos os Direitos Reservados 2009 - Desenvolvido por Fuzzon Tecnologia